• Gleyce Persil

Elopement Wedding: O negócio Dia da Noiva nunca mais será o mesmo se a tendência pegar no Brasil

Atualizado: Jan 27



Quando o assunto é beleza, os profissionais mais afetados pós-Covid-19 são os maquiadores e penteadistas, assim como negócios focados no atendimento a noivas e festas, com inúmeros eventos sociais cancelados, adiados por tempo indeterminado ou remarcados.


Porém, há noivos que não querem adiar mais o sonho do matrimônio, assim como fornecedores cheios de criatividade para influenciar seus clientes a fazerem a festa acontecer, mesmo que seja só a dois, como é o caso do Elopement Wedding.


Então é hora de prever que experiências assim podem ganhar força no nosso país e se preparar para entregar serviços exclusivamente aos noivos. Aqui no final do artigo eu deixo algumas dicas para você se dar bem com essa tendência.


O Elopement Wedding não é nenhuma novidade, mas nunca foi tão comum aqui no Brasil. O conceito não está relacionado só à economia com a execução de uma festa. É para casais que querem esse momento só para eles, com significado e muita intimidade. Nesse modelo de casamento sem convidados há a presença apenas do celebrante e a cerimônia oferecida tem efeito civil.



Nansci Fidler Eventos e o Studio Imagine, empresas de Caxias do Sul, já apostam em eventos neste formato e após inaugurar um perfil no Instagram chamado Escape Wedding Brasil estão recebendo pedidos de orçamento e fechando novos contratos após poucas semanas de divulgação. Curiosa como eu sou, encontrei uma das noivas que aceitou passar pela experiência Elopement.


É o caso da Rani Oliveira que conversou comigo sobre a experiência proposta por sua cerimonialista. O momento a dois foi registrado em fotos e vídeos pelo Studio Imagine.

“O casamento a dois é perfeito para quem busca celebrações super intimistas; deixa tudo mais tranquilo, mais leve, em um momento que é único e especial como este. Ainda mais quando vem acompanhado de uma vista deslumbrante como a que tivemos, torna-se um momento de muito amor e gratidão”, afirmou Rani que celebrou o amor com o sortudo Guilherme Hepp.


Embora esperem ansiosamente pelo sonhado casamento tradicional que foi agendado para novembro desse ano, os noivos ainda não têm certeza se a data poderá ser mantida.

Mas o fato é que soluções criativas como essa mantém negócios do setor de eventos sociais ativos, embora a lucratividade varie de acordo com o modelo de evento, de acordo com o tamanho do espaço, número de convidados e tempo de cerimônia e festa, entre outras variáveis.


Para o setor de beleza o que muda é justamente o número de ‘oportunidades’, afinal muitos negócios e profissionais dedicados ao Dia da Noiva faturam com serviços para madrinhas e convidadas. Se a tendência Elopement Wedding pega por aqui, é preciso ajustar seu posicionamento e entregar uma experiência de beleza ao casal.


Em 2016 o famoso blog Lápis de Noiva já havia explicado sobre essa tendência apostando na adesão de alguns casais brasileiros: A palavra Elope em inglês significa fugir de algum lugar e não retornar ao seu ponto de origem. Ela foi mencionada inicialmente em 1338, para definir o ato de uma mulher abandonar o seu marido para fugir com o seu amante. Essa definição permaneceu até 1800, quando passou a significar o ato de um casal fugir para se casar, sem necessariamente abandonar nenhum outro cônjuge para isto.


Desde então Elopement vem sendo coloquialmente usado para casamentos que acontecem de maneira repentina, as vezes até secreta sem a presença de amigos ou família, ou com um número muitíssimo limitado de pessoas. Se tivéssemos que fazer uma tradução para a nossa língua, poderíamos dizer que Elopement Wedding é um casamento a dois.




Veja como aproveitar a tendência para se reinventar e oferecer uma melhor experiência para noivos através da beleza:


• Converse com fornecedores de casamentos que você já se relaciona, assim como siga abrindo novos parceiros para contar sobre o seu trabalho e se colocar à disposição. Pesquise sobre o assunto Elopement Wedding na sua região, através de opiniões desses fornecedores e sugira uma parceria com eles para que realizem essa experiência juntos.

• Se os eventos demorarem a voltar, em decorrência da pandemia, proponha um projeto como esse para os fornecedores que você confia, principalmente cerimonialistas, estilistas, espaços de eventos e fotógrafos. A divulgação pode ser facilitada se vocês encontrarem pelo menos 2 casais dispostos a passar por essa experiência sem custos, para que através das imagens deles outros casais sejam influenciados a fazer o mesmo.

• Mesmo com os casamentos tradicionais agendados, o Elopement Wedding pode ser uma espécie de ensaio fotográfico, um pré-wedding cheio de realismo charme, como aconteceu com os noivos que eu apresentei nesse artigo.

• Em casamentos ou ensaios fotográficos como esses, a experiência de beleza pode ser diferente da tradicional. Imagine os noivos juntos desfrutando de um dia de beleza, relaxamento e bem-estar, confraternizando no seu salão de beleza, estúdio ou SPA, com espaço reservado somente para os pombinhos.

Use e abuse da criatividade para driblar a crise e enxergar as oportunidades!

Ficha Técnica:

Noivos: @raniioliveira e @guilhermehepp Projeto: @escapeweddingbrasil Foto e Vídeo: @studioimagine Arquitetura e Cerimonial: @nanscifidler Vestido e Alfaiataria: @rosesnoivas Cabelo: @studioclaudetebolzani Maquiagem: @dayanaramosmakeup Cenografia e Bouquet: @fidleredu Mesa de antepastos e Menu: @lilianetrentin Doces Finos e Torta: @docesensacaotortas Locação, Vinhos e Espumantes: @adegadomcamilo

Fontes: instagram.com/studioimagine www.pioneiro.clicrbs.com.br www.lapisdenoiva.com

2 visualizações0 comentário